Estudantes recorrem ao Legislativo sobre auxílio transporte - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Estudantes recorrem ao Legislativo sobre auxílio transporte

Ofício assinado por adolescentes pede ajuda em busca de respostas 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Estudantes voltaram ao Plenário Vereador Emygdio Lucato da Câmara de Ribeirão Bonito na noite de segunda-feira (17) em busca de apoio dos parlamentares à reivindicação de explicações do Executivo sobre o corte no auxílio transporte a alunos do Ensino Médio a escolas de São Carlos. De acordo com o grupo de adolescentes, o valor foi pago até o ano passado, mas interrompido para 2014. Segundo a prefeitura, houve falhas na concessão do auxílio para alguns jovens.

O ofício enviado por estudantes foi lido em plenário às 21 horas. No documento, os jovens afirmam que foram informados sobre o corte no auxílio, mas que não houve justificativa da administração pelo ato. “Queremos muito a ajuda dos senhores vereadores em relação a isso, pois não estamos lutando por lazer, entretenimento ou o que seja. Queremos apenas um incentivo [...]”, diz um trecho do ofício, assinado por cinco jovens estudantes, entre elas a adolescente Ana Julia Caparrol.

Segundo Ana Julia, em reunião com os parlamentares após a sessão, a lei municipal que respaldaria o auxílio a estudantes contempla apenas quem busca qualificação técnica e/ou universitária em outras cidades, mas que ela e outros jovens não se encaixam nesse perfil. Ainda com base na referida lei, ela afirma que até 2013 era contemplada com o auxílio no transporte e questiona sobre a razão de ter sido interrompida e se houve irregularidades no pagamento.

Ainda segundo Ana Julia, após a criação de uma mobilização pela rede social Facebook, outra jovem, estagiária da Prefeitura de Ribeirão Bonito, entrou em contato e pediu para que ela não levasse o caso ao conhecimento do Legislativo pelo risco de complicar a sua situação junto à administração. A nova informação causou perplexidade aos parlamentares e munícipes presentes. O presidente da Câmara, Dimas Tadeu Lima (PT), propôs a instauração de uma comissão.

Na tribuna, os vereadores também comentaram o assunto. José Sebastião Baldan (PMDB) disse que ficou surpreso com a informação e sugeriu uma consulta junto aos departamentos jurídicos da Casa e do Executivo para viabilizar o auxílio. Em aparte, Nelson de Souza (PRB) levantou a possibilidade de irregularidade. Joseilton de Jesus (PSDB), Renata Mesquita Magalhães (PSD), Regivaldo Rodrigues da Silva (PSDB) e Manoelito da Silva Gomes (DEM) se pronunciaram. 

Procurada, a Prefeitura de Ribeirão Bonito confirmou que o auxílio é pago a estudantes do município que procuram cursos técnicos e universitários em outras cidades da região, mas negou o corte. De acordo com a administração, houve falhas em apenas dois casos onde o pagamento do auxílio será suspenso, mas que os demais beneficiados continuarão a receber a ajuda. Ainda para o Executivo, o Departamento Jurídico será acionado para que estude medidas de reparação das falhas.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora