Missa noturna inédita no cemitério reúne centenas de fiéis - Blog Marcel Rofeal

Breaking

terça-feira, 11 de março de 2014

Missa noturna inédita no cemitério reúne centenas de fiéis

Com os missionários, cerca de 300 pessoas participaram da celebração 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Foto: Marcel Rofeal/BMR
Ir ao cemitério à noite? Nem pensar! Apesar de muitos ainda terem o receio de visitar o local à noite, quem participou da Missa no Cemitério Municipal de Ribeirão Bonito nesta segunda-feira (10) teve a oportunidade de experimentar um momento inédito na história do município. Cerca de 300 fiéis não se amedrontaram e encararam o desafio, alguns até caminhando quilômetros para chegar ao local. Sob a ameaça de chuva, um leve chuvisco foi considerado bênção divina.

Passava das 19h quando os grupos de fiéis começaram suas peregrinações rumo à necrópole. Os primeiros a chegar foram os paroquianos da Comunidade São José, dos bairros Jardim São Paulo, Jardim Novo Ribeirão e Jardim Centenário. Pouco depois, a procissão da Comunidade São Francisco de Assis, das Malvinas, se aproximou. Os fiéis rezavam o Santo Terço e as preces eram dedicadas aos falecidos. Passava das 19h30 quando chegou a Comunidade Matriz, também em procissão.

Os fiéis se aglomeravam em meio às sepulturas e o altar foi montado no corredor central. A iluminação própria do cemitério ganhou reforço com luzes improvisadas no local da celebração. Para o padre José Sometti, presidente da celebração e fundador do movimento missionário que visita a cidade nesta semana, é preciso que os fiéis se coloquem no lugar de quem já partiu e que se sintam a vontade ao visitarem os entes falecidos para rezarem por eles, por suas almas.

Durante sua homilia, padre Sometti contou a conhecida história de um sábio antigo que pediu, antes de morrer, a presença de todos os médicos e tesoureiros ao seu cortejo e que suas mãos ficassem a mostra, explicando a simbologia dos pedidos. O tema desta segunda foi “O Amor de Deus”. Ao término da Santa Missa, a surpresa. Um leve e rápido chuvisco atingiu o cemitério. “É Deus nos agradecendo e abençoando a todos nós. Vamos agradecê-lo”, finalizou o padre Sometti.

Segundo dia: Nesta terça-feira (11), a programação tem início às 5h com Alvorada nas comunidades ao Toque do Silêncio e com rojões. Às 5h30 haverá Procissão de Penitência e Missa. Os missionários iniciarão as visitas às casas a partir das 9h. Às 18h30, nos locais de celebração, haverá Hora Santa (Terço) com Bênção do Santíssimo e Confissões. Às 19h30, a Missa terá como tema “Deus me ama imensamente”. Em Guarapiranga, haverá a palestra “Psicologia Aplicada para superar as dificuldades para viver em paz e alegria”, às 20h30 com o padre Sometti, na Igreja São João Batista.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora