Com quase 140 casos, Saúde confirma epidemia de Dengue - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Com quase 140 casos, Saúde confirma epidemia de Dengue

De acordo com o Departamento, há 180 suspeitas em Ribeirão Bonito 

Marcel Rofeal*, da Redação 

Foto: Arquivo/BMR
Em cerca de 20 dias, o Departamento de Saúde de Ribeirão Bonito confirmou 85 casos de Dengue e o Estado de Alerta, desde a semana passada, evoluiu para Estado de Emergência. Pela primeira vez a pasta confirma a epidemia, mas esclarece que são considerados apenas os registros de pessoas que buscaram atendimento nas unidades de saúde locais. A partir de agora, todos os casos em que os exames apresentarem alterações serão considerados positivos.

De acordo com Maria Eliza Lazarini Alboleia, diretora do Departamento de Saúde, o Laboratório Adolfo Lutz, de Ribeirão Preto, suspendeu a coleta de sorologias para diagnóstico de Dengue. Com isso, segundo ela, as notificações suspeitas, que hoje giram em torno de 180, serão automaticamente confirmadas com base no diagnóstico clínico epidemiológico, isto é, onde há todos os sintomas característicos da doença e alterações em exames laboratoriais, como o hemograma.

“Os dados apresentados são reais e oficiais mediante aos registros, ou seja, notificações das pessoas que procuram algum estabelecimento de saúde do município para tratamento/diagnóstico”, diz Maria Eliza. “Não temos como contabilizar os casos de pessoas que não notificaram seu diagnóstico por exames feitos por planos de saúde particulares, por isso a fala de muitos que estamos omitindo os casos da cidade”, conclui. Segundo ela, ainda há resistência nas vistorias.

Segundo Maria Eliza, os proprietários de imóveis que impedem a entrada de agentes são notificados e, em caso de reincidência, são multados. De acordo com a Vigilância Sanitária e Epidemiológica, em um caso foi necessária a intervenção policial para vistoria. Até agora, segundo o Departamento, foram confirmados 138 casos da doença na cidade e ainda há outras 180 notificações. Com a chegada de uma frente fria, a diretora Maria Eliza vê com otimismo o combate ao mosquito. 

(*) Com informações do Blog do Ronco

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora