Ribeirão Bonito comemora os 125 anos de sua emancipação - Blog Marcel Rofeal

Breaking

domingo, 8 de março de 2015

Ribeirão Bonito comemora os 125 anos de sua emancipação

Multidão participou das festividades oficiais do aniversário do município 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Povoado nascido em meados do século 19, com base na fé de uma família mineira, Ribeirão Bonito, um município que hoje conta com mais de 12 mil habitantes, comemorou na última quinta-feira (5) seu aniversário de 125 anos de emancipação político-administrativa. As festividades, que uniram desfile e ato cívico, apresentações culturais e circenses, bolo e brinquedos, reuniram centenas de pessoas nas praças centrais da cidade durante o feriado local do Dia do Município.

As celebrações foram abertas com cerca de meia hora de atraso. Cerca de 60 pessoas participaram da VII Caminhada Pratique Saúde, promovida pelo Programa Agita Ribeirão Bonito do Departamento Municipal de Saúde. O desfile começou pela Avenida Primavera e foi seguido pelos novos veículos da frota do município, entre eles quatro ônibus escolares, dois caminhões basculantes e máquinas. O percurso seguiu pela Rua São Paulo até a Praça da Matriz, encurtando o trajeto inicial.

Na Rua João Alves Delfino, que foi interditada ainda na noite de quarta-feira (4) para a instalação da estrutura que seria usada nas comemorações, um bolo de 50 metros de comprimento, oferecido pelo Varejão do Produtor Opini, foi montado. A produção teve início ainda durante a madrugada, quando as funcionárias do supermercado começaram a trabalhar. Segundo a Prefeitura, o bolo foi adquirido em função do aniversário do estabelecimento, também comemorado nesta data.

O ato cívico começou por volta das 8h30, quando as bandeiras foram apresentadas por alunos da APAE e jovens da Guarda Mirim de Ribeirão Bonito, autoridades ocuparam local de destaque e foram executados o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Ribeirão Bonito, este cantado pelo coral Encontro de Amigos do distrito de Guarapiranga. Estudantes das escolas públicas do município também prestigiaram o evento e prestaram homenagens aos 125 anos da cidade.

Autoridades também fizeram uso da palavra. O prefeito Wilson Forte Junior (PMDB), ao lado de sua esposa a primeira-dama Heloísa Guedes Torrezan Forte, disse que a ideia da Prefeitura era promover um evento grandioso para comemorar o aniversário da cidade, mas que isso não foi possível devido à escassez de recursos. Bem-humorado, Nenê explicou aos moradores presentes o funcionamento de uma administração e falou sobre a legislação que controla os investimentos públicos.

Segundo o chefe do Executivo, emocionado com as declarações de amor por Ribeirão Bonito que as crianças fizeram por meio de poesias, não havia nada a acrescentar. “Estou muito feliz”, afirmou. Ele agradeceu sua companheira Heloísa pela dedicação na organização do evento e aos presentes. Também discursaram líderes religiosos e o presidente da Câmara Marcelo Antonio Lollato (PMDB), ao lado de José Sebastião Baldan (PMDB) e Regivaldo Rodrigues da Silva (PSDB).

Logo após a fala das autoridades, o coral Encontro de Amigos prestou homenagem ao município e cantou “Parabéns a você”, momento em que começou a ser servido o bolo. Também foram servidos gratuitamente pipoca e algodão-doce, refrigerante e água. As crianças ainda puderam se divertir com Pocket Show, apresentado pela companhia circense Estação do Circo. Até por volta das 14h, uma multidão participou da festa, que teve brinquedos infláveis e trenzinho.

Homenagens – Durante a semana, estudantes da rede municipal homenagearam o município pelos 125 anos nas próprias unidades de ensino. Foram promovidos concursos de poesias, onde os melhores na opinião de professores se apresentaram no ato cívico do dia 5 de março, e peças teatrais na presença de autoridades. Na manhã de quarta-feira (4), alunos da EMEI “Luís Felippe Mariani” de Guarapiranga participaram de um desfile em comemoração ao aniversário da cidade.

Religiosidade – Ainda em comemoração aos 125 anos de emancipação político-administrativa de Ribeirão Bonito, foi celebrada uma Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde. A cerimônia foi presidida pelo pároco, padre João Francisco Trovilho Morales, e, mesmo com poucos fiéis, teve a presença de autoridades, como a primeira-dama Heloísa Guedes Torrezan Forte e o vereador José Sebastião Baldan (PMDB).

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora