Com início previsto para a próxima semana, Pelc conta com cerca de 700 inscritos em Ribeirão Bonito - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Com início previsto para a próxima semana, Pelc conta com cerca de 700 inscritos em Ribeirão Bonito

Oficinas começarão na segunda e o cronograma ainda é planejado

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Fotos: Marcel Rofeal/BMR
Um megaprojeto em parceria entre a Prefeitura de Ribeirão Bonito e o Ministério dos Esportes e que, a princípio, atenderá a centenas de pessoas do município, será aberto oficialmente na próxima segunda-feira (21). Em um evento que teve por objetivo apresentar os detalhes do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) aos inscritos, na noite da última quinta-feira (10), centenas de pessoas se reuniram no Ginásio de Esportes “Dr. José Blota Júnior”, no Jardim Morumbi.

De acordo com o Departamento de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo de Ribeirão Bonito, o processo de implantação do programa no município já dura aproximadamente três anos. A proposta do Município foi apresentada ao Ministério dos Esportes em 2013, quando foi classificado com a quarta melhor nota no Estado de São Paulo. O convênio foi formalizado apenas no ano seguinte, em meados de 2014, e as primeiras parcelas dos recursos foram liberadas apenas no ano passado.

Após um longo processo de planejamento, as inscrições foram abertas em outubro e a previsão era de que em torno de 400 pessoas demonstrassem interesse nas oficinas oferecidas, mas as expectativas foram superadas. De acordo com o coordenador pedagógico do projeto, José Luiz Mascaro, foram mais de 700 inscrições em diversas oficinas; todos se inscreveram em mais de uma. Segundo ele, as idades variam, sendo o mais jovem com 4 anos e o mais velho com 90.

Segundo Mascaro, o grande número de inscritos, além de surpreender a organização, também trouxe maiores dificuldades no planejamento das oficinas. Ele afirma que a ideia do projeto, cuja parceria terá duração de 20 meses, não é formar atletas ou profissionais, mas ocupar, principalmente as crianças e jovens, em horários ociosos. Entre as oficinas estão artes marciais, atividades artísticas, música, handebol, jogos e brincadeiras, natação, futebol e outras.

O cronograma das oficinas será divulgado nos próximos dias pelo BMR. De acordo com a coordenação, o planejamento deve passar por mudanças até o início efetivo das atividades, uma vez que professores ainda precisarão ser contratados por meio de processo seletivo. Segundo José Luiz Mascaro, uma das atividades que mais atraiu inscrições foi o futebol, enquanto o atletismo teve apenas sete interessados. As dúvidas podem ser esclarecidas no Centro Social Comunitário.

Mascaro ressalta que, entre os municípios paulistas em que o programa está em implantação, Ribeirão Bonito é o primeiro a dar início efetivo às atividades. Ele ressalta que a parceria com o Ministério dos Esportes durará apenas 20 meses, uma vez que a ideia é dar o suporte necessário ao Município para a implantação do projeto, mas que caberá à Prefeitura dar sequência ou não às atividades, buscando recursos para sua manutenção ao término do convênio, em meados de 2018.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora