XII Caminhada da Fé reúne centenas de devotos em Ribeirão Bonito - Blog Marcel Rofeal

Breaking

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

XII Caminhada da Fé reúne centenas de devotos em Ribeirão Bonito

Evento tradicional em devoção a Nossa Senhora Aparecida celebrou o Jubileu de 300 anos do encontro da imagem da Padroeira do Brasil

Romeiros de Ribeirão Bonito e outras cidades se reúnem anualmente para agradecer a santa (Marcel Rofeal/BMR)
Enquanto, em Aparecida, milhares de fiéis participavam de celebrações especiais pelos 300 anos do encontro, por três pescadores, da imagem de Nossa Senhora nas águas do Rio Paraíba do Sul, centenas de devotos se reuniram para a 12ª edição da Caminhada da Fé em louvor à Padroeira do Brasil em Ribeirão Bonito. A romaria da Capela Nossa Senhora do Carmo, na zona rural, até a Capela Nossa Senhora Aparecida, no Morro Bom Jesus, cujo percurso é de aproximadamente cinco quilômetros, durou em torno de duas horas e foi concluída com uma Missa Campal.

Pontualmente às 4h27, fogos anunciaram o início das celebrações no município. Às 5h, seis ônibus partiram de quatro pontos da cidade transportando os fiéis para o ponto de partida, na Estrada Municipal RBB-149, conhecida por Estrada do Matadouro. No local, as primeiras orações, um pouco da história do evento e a apresentação das intenções de oração, entre elas a situação do país e também da própria cidade. A caminhada teve início por volta das 6h e chegou ao perímetro urbano por volta de uma hora e meia depois. Pelo caminho, os devotos rezaram o Santo Terço Mariano.

Nesse ano, devido ao Jubileu dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, a organização confeccionou bandeiras comemorativas distribuídas aos participantes do evento. De acordo com os organizadores, foram produzidas 500 bandeiras, mas muita gente ainda ficou sem. A estimativa dos responsáveis pelo movimento é de que cerca de 700 pessoas tenham participado desta edição, cerca de uma centena a mais que o registrado no ano passado. Já no Morro Bom Jesus, onde houve festa ao longo do dia, a Santa Missa teve início por volta das 8h. A segunda celebração do dia começou às 17h.

História - A Caminhada da Fé começou em 2004, como sinal de gratidão à Padroeira do Brasil pela recuperação de uma criança que, segundo os médicos, se encontrava em estado irreversível. Ela havia caído em um clube da cidade e sofreu traumatismo craniano, sendo mantida inconsciente na UTI. Ao longo dos anos, outros casos motivaram novos fiéis a se unirem ao grupo original e o evento tornou-se regionalmente conhecido. Em 2011, por orientação da Polícia Militar Rodoviária em função de riscos aos romeiros, o percurso passou a ser feito dentro de Ribeirão Bonito e não mais pela rodovia.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora