Marcel Rodrigues Ferreira de Almeida (Rofeal) - Blog Marcel Rofeal

Breaking

Marcel Rodrigues Ferreira de Almeida (Rofeal)

Nascido em Ribeirão Bonito às 8 horas do dia 8 de novembro de 1993, Marcel Rodrigues Ferreira de Almeida é filho único da união de Anézio Ferreira de Almeida Filho (Nézinho) e Benedita Rodrigues (Benê), mas é o quarto de cinco filhos de seu pai. Seus pais dedicaram décadas ao funcionalismo público: o pai atua há mais de 35 anos como motorista na Prefeitura de Ribeirão Bonito; já a mãe, até 2002, dedicou cerca de 30 anos à Santa Casa de Misericórdia, onde foi enfermeira. 

Criado no Jardim Centenário, onde viveu até os 15 anos de idade, mudou-se com a família para o Centro da cidade em julho de 2009. Cursou a pré-escola na Escola de Educação Infantil “Vovó Sophia”, em 1999. Entre 2000 e 2003, cursou o Ciclo I do Ensino Fundamental na Escola Municipal “Prof.ª Lélia Cecília Torrezan Galdino Lucato” e, de 2004 a 2007, cursou o Ciclo II na Escola Municipal “Coronel Pinto Ferraz”. Cursou o Ensino Médio de 2008 a meados de 2009 na Escola Estadual “Dr. Pirajá da Silva”, mas concluiu esta etapa por meio de uma avaliação em outubro de 2012. 

■ Jornalismo 

Iniciou sua carreira amadora no jornalismo em 2005, quando criou um veículo de comunicação interna apenas para familiares, entre mídia impressa e falada. Essa iniciativa abriu portas para que, em 2008, surgisse a primeira oportunidade de apresentar seu trabalho publicamente: foi quando surgiu o Jornal Click, com apoio de membros da Amarribo Júnior e da equipe gestora da Escola Pirajá. O trabalho voluntário durou cerca de um ano, até que em 2009 passou a estagiar com profissionais do ramo no Jornal Agosto, quando passou a assinar Marcel Rofeal. A partir daí passou a ser reconhecido pela imprensa regional.

Em 20 de setembro de 2009 criou o Blog Marcel Rofeal e passou a escrever, ainda, para os jornais Gazeta Central e A Folha. Em 2010, passou a colaborar para com o Jornal Correio D’Oeste e a Rádio Bom Jesus FM, ambos de Ribeirão Bonito. Participou de grandes coberturas jornalísticas, dentre as quais a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República em Brasília (2011), a XV Conferência Internacional Anticorrupção (IACC) em Brasília (2012) e a XXVIII Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro (2013).

Após cinco anos de atividades públicas, foi convidado e aceitou as funções de editor-chefe do Jornal Correio D’Oeste de Ribeirão Bonito, nas quais atua desde agosto de 2013. No mesmo ano, foi reconhecido e registrado pelo Ministério do Trabalho e Emprego como Jornalista Profissional, com base nos Decreto-Lei n° 972/1969, Decreto n° 83.284/1979 e STF – RE 511961. 

■ Política 

Também apaixonado por política, esteve presente nos processos de mobilização da população que culminaram nas eleições municipais desde 1996, ao lado de seus pais, e na deposição de vereadores e prefeitos. Desde 2009, acompanha a todas as reuniões do Legislativo e audiências públicas. Nas eleições de 2012, concorreu a uma das vagas para a Câmara de Ribeirão Bonito e obteve 164 votos, o equivalente a 2,37% dos válidos, obtendo a 16ª maior votação entre 70 candidatos.

A trabalho ou em campanha, encontrou-se com figuras importantes do cenário político nacional, como o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, os ex-governadores paulistas Alberto Goldman, Luiz Antonio Fleury Filho e José Serra; ministros e ex-ministros, como Aldo Rebelo, Aloízio Mercadante, José Eduardo Cardozo e José Gomes Temporão, o senador paulista Aloysio Nunes, deputados estaduais e federais, o vice-presidente da República Michel Temer e a primeira mulher a ocupar a Presidência da República, Dilma Rousseff.

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora