Câmara | Legislativo aprova reempenho de verbas para o barramento do córrego Ribeirão Bonito - Blog Marcel Rofeal

Breaking

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Câmara | Legislativo aprova reempenho de verbas para o barramento do córrego Ribeirão Bonito

Mais de R$ 1,36 milhão foi obtido em convênio firmado entre o Município e o Governo Federal

Marcel Rofeal, da Redação

Foto: Arquivo/Celso Luís/BMR
Foi aprovado por sete votos favoráveis e duas ausências o Projeto de Lei n° 031/2011, de autoria do Executivo Municipal de Ribeirão Bonito, que dispõe sobre o reempenho de recursos obtidos em convênio com o Ministério da Integração Nacional para a instalação da barragem do córrego que dá nome ao município, entre o centro da cidade e o bairro Jardim Boa Vista. A votação ocorreu na noite desta segunda-feira (1) durante a primeira sessão ordinária após o recesso parlamentar.

O empenho de mais de R$ 1,36 milhão, captado através de convênio assinado entre os governos municipal e federal, através do Ministério de Integração Nacional, já havia sido aprovado pelo Legislativo local há algum tempo. Com a descoberta de pendências nas finanças do Município, a quantia foi bloqueada e apenas parte das obras pode ser realizada no prolongamento da via Joaquim Gomes Beato, como a pavimentação asfáltica de um trecho da referida rua.

A apresentação do projeto sobre o reempenho destes recursos gerou discussão pouco antes do recesso, em junho. Hoje, durante a apreciação da matéria, as comissões permanentes da Casa apresentaram pareceres favoráveis à aprovação do projeto, o que aconteceu na ordem do dia, quando o objeto de votação acabou aprovado por sete votos favoráveis e duas ausências. Com a aprovação do re-empenho, o Executivo está autorizado a seguir os trâmites que viabilizariam esta construção.

Sessão de Câmara

Os trabalhos foram iniciados por volta das 20 horas e assistidos por dois eleitores e por Moacyr Nunes da Silva (PSB), que deve assumir uma cadeira no Legislativo na próxima sessão. Dois parlamentares não estiveram presentes: Aparecido Donizete Galhardo (PSB) entrou com requerimento de licença remunerada para tratamento de saúde, pois se recupera de um acidente, e José Luiz Mascaro (PT) teria se ausentado por problemas de saúde com seu filho, segundo informações.

Na leitura do expediente, foram apresentados os pareceres do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo favoráveis à aprovação das contas do Executivo de Ribeirão Bonito referentes ao exercício financeiro de 2009. Os relatórios serão encaminhados às comissões permanentes da Casa e devem ser votados em duas sessões extraordinárias. Outro assunto que também esteve na pauta da sessão desta noite foi o projeto de Lei n° 030/2011, sobre permuta entre Município e proprietário de terreno no centro da cidade.

Tanto os pareceres das comissões quanto a própria matéria foram aprovados por sete votos a dois. O contrato permitirá a pavimentação do trecho da via Alves Costa entre as ruas Jornalista Sebastião Macedo e Avenida da Saudade, no centro de Ribeirão Bonito. Este também foi um passo importante para a administração, que já anunciou a intenção de prolongar a via para interligar as avenidas Irmãos Zeraik e Saudade.

Tema Livre

Durante o tema livre, os vereadores Benedita Dejanira de Oliveira e Nelson de Souza, ambos do PRB, se desentenderam durante a utilização de Souza da tribuna. O parlamentar criticava o uso de uniformes escolares destinados aos alunos por funcionários das unidades. Nelson classificou-os como “sem vergonhas” e foi interrompido pela colega, que defendeu os profissionais dizendo que eles apenas recebem o material. Os vereadores Luis Marcelino dos Santos Pallone (PSB) e Renata Mesquita Magalhães (PSDB) também comentaram o assunto.

Segundo Renata, algumas mães fazem uso dos uniformes dos filhos, que, às vezes, aparecem nas escolas sem os mesmos. Para Pallone, que concordou com as críticas de Nelson, “quem vende [os uniformes recebidos] é mais sem vergonha”. Souza finalizou sua explanação sobre o assunto criticando e ironizando que “muitas crianças sem uniformes e os marmanjos desfilando todos de verdes, parecendo uns periquitos”.

Pouco antes, quem fez uso da tribuna foi o vereador José Sebastião Baldan (PMDB), que falou sobre alguns projetos de sua autoria, como o que prevê punições mais severas para coibir o uso de cerol. Pediu apoio dos colegas para um projeto de cidadania que pretende apresentar nas próximas reuniões, além de propor que o Município dê maior assistência aos usuários de drogas. Também pediu para que o Executivo atenda ao pedido de moradores no que tange as coberturas dos pontos de ônibus.

Baldan ainda convidou a todos para que participem da Conferência Municipal de Promoção Social, que ocorre nesta terça-feira (2) no salão da Guarda Mirim a partir das 8 horas, elogiou a situação atual do Brasil, comentou sua participação na 1ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no mês passado, e finalizou citando o período de recesso parlamentar. Já Nelson de Souza, que veio logo em seguida, também abordou outros assuntos, não só os uniformes escolares.

Souza questionou se o abastecimento do loteamento próximo ao Jardim Heliana I será com a mesma água dos bairros vizinhos, citando as reclamações dos moradores locais. Também cobrou as providências da administração quanto à Lei de manutenção de calçadas e terrenos. Também falou sobre recapeamentos, e pediu que o Executivo fizesse uma análise sobre o trajeto que o circular percorre no conjunto de bairros das Malvinas.

Marcelo Pallone foi o último vereador a se pronunciar no tema livre, citando que era o único representante do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara naquele momento, citando o afastamento do colega Aparecido Donizete Galhardo. Agradeceu a Deus por Galhardo estar vivo e disse estar torcendo por sua pronta recuperação. Finalizou citando o suplente Moacyr Nunes da Silva, também do PSB, que deve ser convocado nos próximos dias para assumir uma cadeira já na próxima sessão, marcada para o próximo dia 15.

14 comentários:

Decepcionada... disse...

Caro Sr. Nelson... é uma pena saber que vc não está do lado dos funcionários públicos, chamando a todos de sem-vergonha!! Será que não cabe uma ação judicial por parte de quem se sentiu ofendido? O sr. Marcelo Palone tbm, dizer que sem-vergonha é quem vende!!! Ninguém roubou nem vendeu os uniformes!! Muitos funcionários (da rede de Educação) ganharam uniformes que eram sobras de 2009, creio eu, já vi até cidadão que não é funcionário usando, isso porque muitos foram doados na Campanha do Agasalho.
As crianças que vc vêem sem os uniformes é porque não querem usar, tem mãe que diz que o filho não é palhaço para usar aquilo, tem adolescentes que são vaidosos e dão o maior trabalho para vestirem os uniformes para irem à Escola. Quem nunca viu alunos trocando de roupa na praça??
Isso não é culpa de funcionário, nem de quem deu os uniformes... os pais é que são responsáveis, que deveriam fazer seus filhos andarem uniformizados... infelizmente ninguém valoriza nem uniforme, nem apostila, nem merenda... E ainda temos que ouvir que funcionário público é sem-vergonha...
Que decepção sr. Nelson e sr. Marcelo!!!

Kika disse...

concordo com o Nelsinho das Malvinas
VEREADOR tem muito marmanjo passeando pelas ruas com o uniforme dos alunos
o que é um erro grave,pois como disse o Prefeito em uma reunião. o uniforme serve para a IDENTIFICAÇÂO DO ALUNO
kika

Luis Alberto disse...

Eu acho que o Sr. Nelsinho, seria melhor chamar de Nersinho, pois o mesmo deveria ter mais educação e ver bem antes de abrir a boca p/ falar besteiras.

João de Barros disse...

POis é!!! Que culpa tem os funcionários??? Serem chamados de sem-vergonhas??? Até parece que estão roubando algo de alguém!
Vereador Nersinho, procure saber das coisas antes de acusar e ofender alguém!
Sra. Kika pare um desses marmanjos na rua e pergunte onde ele arrumou aquele uniforme... garanto que não é roubado, nem comprado, como disseram os nobre vereadores Nersinho e Marcelo... Se vc ganha uma coisa e a usa isso é crime?? É até bom um funcionário da escola usar, pois também serve como uniforme de identificação!

Anônimo disse...

concordo com a vereadora quando diz que é obrigado a usar o uniforme,e ainda disse minhas filhas tá na escola e eu agradeço o uniforme.Na minha opinião as mães economiza nas roupa,e ainda identifica nossos filho,tds uniformizado.FÃ DA SALOMÉ

Anônimo disse...

o vereador ,nelson falou que as pessoas que usam os oniforme das crianças deveria tomar vergonha í não senvergonha ,comcordo prenamente com ele as roupas são para as crinças não para foncionarios , se a carapuça serviu tem mais que ,usar ASSINADO MARCOS

Anônimo disse...

cada coisa que temos que ouvir...
agora somos sem vergonha, porque somos funcionarios da escola e tambem estamos uniformizados, pelo que vi todos os alunos receberam o uniforme, alguns relutam para não usar e o sem vergonha é o funcionário, pois é, assim caminha a humanidade, o cidadão fala o que quer, acusa sem conhecer, não pergunta, fala o que "entende"e assim vai.
funcionaria "sem vergonha"

Anônimo disse...

ai,ai,ai,ai,ai
vamos investir em benfeitorias em nossa cidade, apresentando propostas e deixar o palavreado baixo de lado, mais uma vez os funcionários desvalorizados, coitados, ainda ter que ouvir isto, tem muita gente boa aí, vamos tomar cuidado com as palavras elas tem poder!!!!!!!
afanásio

Apenas o que é correto disse...

POR favor entendam uma coisa ,O UNIFORME DISSERAM QUE ERA PARA A IDENTIFICAÇÂO dos alunos,tudo bem !mas vejo muitas pessoas que NÂO SÂO funcionários da prefeitura usando o uniforme .também usei camisetas da prefeitura quando fui funcionária,mas agora está como no tempo em que os jalecos das professoras desfilavam nas ruas por pessoas praticamente analfabetas isso é desmoralisar um UNIFORME DE IDENTIFICAÇÂO
APENAS O QUE È Correto !

Injusto disse...

Quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra, pois o morro que liga o bairro Jardim Morumbi e o Centro da cidade, tem uma placa avisando que é proibido o tréfago de ônibus e caminhão, e o Vereador NELSINHO, sobe o morro todos so dias por volta das 17:00hr com o seu ônibus cheio de trabalhador....
Então será que ele é tão CERTINHO E CORRETO para ficar chamando os outros de sem vergonha!

Anônimo disse...

ja vi gente com o jaleco de colega,somente para não pagar o circular,reveja isso prefeitura,pois não é errado mandar o funcionario entrar pela porta da frente?ou ai td pode?indgnado

Anônimo disse...

eleitor do nelsinho disse:as conversas estão desviadas,em nenhum momento ouvi ele chamar funcionario de sem vergonha,o nelsinho disse qui funcionario anda de uniforme,e aluno ainda ta sem,isso é uma vergonha.A vereadora bene disse ki comprou o uniforme no brecho,o marcelo disse sem vergonha quem vendeu,e mais quem comprou,tbm não ouvi ele chamar FUNCIONARIO DE SEM VERGONHA,e na minha opinião professor não precisa de uniforme,ta certo qui ganha mal,mas eles tem roupa pra vestir,e não vejo eles usano blusa de frio,pq ela não esquenta o frio,então gastaram dinheiro a toa,isso que ele quis dizer mau uso do dineiro publico,professor precisa de um bão salario,e quem não ouvi sessão deveria participa mais,assim poderia critica com razão.

Anônimo disse...

muito bem falado eleitor do nelsinho,não vou na sessão,mas ouvi em casa,estão querendo denegrir a imagem dele pq é humilde,e não tem estudo,mas tem gente ali que tem estudo e nada fez,não presta pra abrir a boca,e agora querem criticar quem trabalha,bola pra frente nelsinho.sou fã

Anônimo disse...

o vereador Nelson esta sertissimo em suas palavras e atitudes,pois existe muita coisa errada e que ninguem tem a coragem de falar e se nao fosse o vereador nelson essas coisas iriam de mal a pior ,obrigada nelsinho e as pessoas q estao mudando oque o nelson disse, que nao chamou ninguem de ''sem vergonha,apenas disse que '' não tem vergonha por usar os uniformes '' deveriam,ver e ouvir melhor as coisas. atenisosamente Marina
se alguem tiver alguma duvida e quiser me adicionar
marinha_ooliveira@hotmail.com

boa tarde a todos

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora