Escola Pirajá realiza Mostra Cultural sobre o ‘Velho Chico’ - Blog Marcel Rofeal

Breaking

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Escola Pirajá realiza Mostra Cultural sobre o ‘Velho Chico’

Rio São Francisco é um dos mais importantes de toda a América Latina 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Foto: Marcel Rofeal/BMR
Alunos de diversas escolas públicas da rede municipal visitaram na última sexta-feira (28) a exposição realizada pela Escola Estadual Dr. Pirajá da Silva, única unidade do Estado em Ribeirão Bonito. Na Mostra Cultural “Do Velho Chico rumo ao Interior Paulista”, alunos realizaram experimentos científicos e expuseram seus trabalhos sobre as diferentes culturas das diversas regiões do país, principalmente acerca do curso do Rio São Francisco, e ho Chico rumo ao Interior Paulista"ual Dr. Pirdantesorges Piperopoulos, apresentaram em uma encenaços estudantes, que angariaapresentaram danças típicas.

Em três turnos, a visitação foi aberta ao público. Pela manhã, entre 8h e 11h30, e à tarde, das 13h às 17h, a programação contou com apresentações de danças dos alunos aos visitantes. Já à noite, entre 19h e 21h, apenas os materiais produzidos pelos estudantes ficou disponível. Algumas salas de aula deram lugar a laboratórios e até a agência de viagens. Em todas elas, diversos cartazes e maquetes apresentando particularidades regionais do país e sobre o Rio São Francisco.

O mapa hidrográfico da Região Nordeste, seu relevo, o clima e a vegetação, o fluxo do Velho Chico e as obras de transposição, até a celebração da Primeira Missa no Brasil foram elaborados por alunos dos ensinos médio e fundamental, que também falaram sobre a seca nordestina. Na sala de Química, explicações sobre as etapas de tratamento do rio e materiais usados no cotidiano. Em outros setores, a parte cultural, com festas e danças, os biomas do Brasil e as lendas acerca do rio.

Também foram destacados pelos alunos a fauna da região, a história do rei do Baião Luiz Gonzaga e um pouco sobre o Estado das Minas Gerais, onde fica a nascente do Rio São Francisco. Entre Artes, Física, Geografia, Química e outras disciplinas, os trabalhos envolveram toda a equipe de docentes da unidade, responsáveis pela orientação dos estudantes. A direção da escola não informou sobre a estimativa de pessoas que visitaram a Mostra Cultural 2014 durante todo o dia.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora