Comarca de Ribeirão Bonito comemora o Dia do Patrono - Blog Marcel Rofeal

Breaking

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Comarca de Ribeirão Bonito comemora o Dia do Patrono

Solenidade homenageou o desembargador Theodomiro de Toledo Piza 

Marcel Rofeal, de Ribeirão Bonito 

Foto: Marcel Rofeal/BMR
O Poder Judiciário de Ribeirão Bonito prestou uma homenagem na manhã desta quarta-feira (1), em comemoração ao Dia do Patrono, ao desembargador Theodomiro de Toledo Piza, patrono da Comarca ribeirão-bonitense. A cerimônia, realizada no plenário do Fórum que leva o nome do antigo magistrado, reuniu juízes, o promotor de Justiça substituto e os prefeitos de Boa Esperança do Sul e Ribeirão Bonito, além de servidores do Judiciário e advogados.

A solenidade foi presidida pela juíza de Direito e diretora do Fórum da Comarca de Ribeirão Bonito, Vivian Brenner de Oliveira, que apresentou a biografia do homenageado. Esta é a primeira aparição em evento público da nova magistrada da Comarca desde sua nomeação, há pouco menos de dois meses. Ao lado dela, os chefes do Executivo de duas cidades e representante do Ministério Público na Comarca, Gustavo Luís de Oliveira Zampronho, além de outros três magistrados.

Segundo a juíza, Theodomiro foi um homem modesto, bom, puro, simples e nobre, um modelo de cidadão por suas virtudes cívicas, extremoso chefe de família, ótimo amigo e grande magistrado. “Era um espírito superior, via as coisas pelo prisma da realidade e tudo resolvia sem criar a menor dificuldade para as partes, desconhecia formalismo, era simples em tudo”, disse a juíza. O trabalho de Theodomiro Piza foi reconhecido em Ribeirão Bonito no ano de 1970.

Nascido em São Carlos no ano de 1878, formou-se em Direito em 1902. Iniciou a carreira advogando em Jaboticabal e, no ano seguinte, foi nomeado promotor público de Atibaia. Em 1913, ingressou na magistratura na Comarca de Campos Novos do Paranapanema. À Comarca de Ribeirão Bonito, onde chegou na qualidade de juiz de Direito em 1915, permaneceu por 12 anos. No ano de 1933, foi elevado a ministro do Tribunal de Justiça, chegando a presidir a Casa em 1944.

Morto aos 66 anos de idade, em outubro de 1944, o desembargador foi homenageado em 1970 pelo então deputado estadual Dr. José Blota Junior, na ocasião da inauguração do Fórum da Comarca de Ribeirão Bonito. Por iniciativa de Blota, a nova sede do Poder Judiciário na Comarca, inaugurada em março de 1971, recebeu o nome de Desembargador Theodomiro de Toledo Piza, um reconhecimento à sua brilhante carreira na magistratura e ao seu trabalho, especialmente na Comarca de Ribeirão Bonito.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora