Ribeirão Bonito é a 3ª cidade em Transparência no Estado - Blog Marcel Rofeal

Breaking

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Ribeirão Bonito é a 3ª cidade em Transparência no Estado

Índice apresentado pela CGU aponta o Município como o 36° do país 

Marcel Rofeal, da Redação 

Foto: Arquivo/BMR
Em comemoração aos três anos da Lei de Acesso à Informação, no dia 16, a Controladoria Geral da União (CGU) lançou na última sexta-feira (15) a Escala Brasil Transparente, índice que mede a transparência pública em estados e municípios. Dos 492 municípios com até 50 mil habitantes avaliados, Ribeirão Bonito teve a 36ª melhor nota do país e a 3ª do Estado. Para o prefeito Wilson Forte Junior (PMDB), ser transparente é obrigação do gestor público.

Segundo a CGU, a nota é calculada em 25% pela regulamentação da Lei de Acesso e em 75% pela efetiva existência e atuação do Serviço de Informação ao Cidadão. A amostra foi obtida a partir de uma seleção aleatória para os municípios com até 50 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2014, onde apenas o Poder Executivo é avaliado. As cidades de Apiúna (SC) e São Paulo (SP) foram as únicas que obtiveram nota máxima.

Ainda de acordo com a CGU, 63% dos municípios avaliados receberam nota zero e em torno de 23% obtiveram notas entre um e dois. Apenas sete municípios tiraram notas entre nove e dez, sendo cinco da Região Sul. Para os entes com pontuação baixa e dificuldades em implementar a Lei de Acesso, a CGU se colocou à disposição através do Programa Brasil Transparente, criado em 2013, para auxiliar com capacitações, material e apoio no desenvolvimento de Portais da Transparência.

Com nota 5,56, o município de Ribeirão Bonito é o 36° mais bem avaliado no Brasil e o 3° no Estado de São Paulo, atrás apenas da capital paulista, com nota 10, e da cidade de Monte Alegre, com nota 6,11. O prefeito Nenê Forte comentou a nota e disse estar descontente. “É obrigação do gestor público ser transparente ao extremo”, comenta. “Estou descontente com essas colocações, pois há vários quesitos que podemos melhorar e vamos trabalhar para isso”, completa.

Nenhum comentário:

Comments System

blogger

Disqus Shortname

msora